quinta-feira, 29 de março de 2012

Encontro em Fortaleza traz novas iniciativas para a Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social


O XIV Encontro Nacional do Colegiado dos Gestores Municipais de Assistência Social, ocorrido na semana passada, em Fortaleza, resultou em novas iniciativas a serem implantadas em Balneário Camboriú. Na ocasião, o secretário de Desenvolvimento e Inclusão Social, Luiz Maraschin, e o diretor de Resgate Social, Paulo Roberto de Souza, participaram de oficinas e cursos e vieram com novo projeto para a cidade, a Busca Ativa.

Três caixas de livros didáticos trazidas do evento serão direcionadas para o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEAN), o Resgate Social, o Bolsa Família e o Fundo Rotativo do Bem Estar Social (Furbes). Com este material, os técnicos da secretaria farão uma reunião de apresentação deste novo sistema social.

“A Busca Ativa é uma nova modalidade para o departamento. Na reunião, realizaremos um seminário para otimizar nossos trabalhos. Com o novo sistema, Balneário Camboriú será mapeada na busca de locais como casas abandonadas e esconderijos de pessoas em situação de vulnerabilidade social”, explica Paulo Roberto de Souza, lembrando que no momento o departamento realiza apenas rondas pela cidade e depende de denúncias via telefonemas. A atuação será em conjunto com a Guarda Municipal.

Dentre as palestras, a Gestão Estratégica de Políticas Sociais foi abordada, além de curso sobre o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), outro objetivo a ser implantado na cidade. Durante o curso, os representantes apresentaram um vídeo institucional com o relato do trabalho humanitário desenvolvido por Balneário Camboriú desde janeiro de 2009. O Centro POP, que auxilia o abrigo e vivência de pessoas em vulnerabilidade, não implica em custo para o município e sua implementação faz parte das discussões na secretaria.

Oficinas do CRAS, do CREAS, do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC) e do Programa Nacional de Enfrentamento ao Crack também fizeram parte do roteiro. O diretor agradeceu ao prefeito Edson Renato Dias, Piriquito, pelo apoio à viagem, que se baseia na busca do aprimoramento dos serviços prestados pelo poder público à comunidade. “Agora temos uma abordagem mais humanizada no departamento e, com o encontro, podemos obter uma visão mais focada nos problemas, pensando cada vez mais no cidadão”, finaliza o diretor.

Release Oficial Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú


sexta-feira, 23 de março de 2012

Resgate Social no XIV Encontro Nacional do CONGEMAS


Paulo Roberto de Souza, diretor do Resgate Social de Balneário Camboriú participou hoje do XIV Encontro Nacional do CONGEMAS, fazendo algumas reinvindicações sobre projetos deverão ser encaminhados ao Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
Tereza Campello, que é ministra, reconheceu o trabalho desenvolvido pelo Departamento de Resgate Social do Município de Balneário Camboriú, em Santa Catarina.
Paulo avaliou positivamente o encontro, já que foi um momento de troca de experiências que poderão contribuir para o trabalho desenvolvido pelo Departamento de Resgate Social junto a Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social.

Fonte para o release: Juciley Pereira Magalhães
CONGEMAS – Fortaleza CE

quinta-feira, 22 de março de 2012

Resgate Social em Fortaleza!



O Secretário de Desenvolvimento Social, Luiz Maraschin, juntamento com o Diretor de Resgate Social, Paulo Roberto de Souza, participam desde quarta-feira até sexta-feira, em Fortaleza - CE, do XIV Encontro Nacional dos Gestores Municipais de Assistência Social, que entre tantos temas serão abordados em
especial "O Atendimento à população em situação de rua, experiência que será levada aos municípios brasileiro, já que Balneário Camboriú é referência neste trabalho a nível de Brasil.
Paulo Roberto de Souza apresentará um vídeo onde relato o trabalho humanitário desenvolvimento pelo Departamento de Resgate Social desde janeiro de 2009.


Fonte: XlV Congemas Fortaleza Ceará

quarta-feira, 21 de março de 2012

Folhetim 2 - O mendigo e a Psicóloga



"...Pôs-se a pensar nos bons e velhos tempos em que foi mecânico de aeronaves, da vida de luxo que levara em hotéis mundo afora, sempre acompanhado de lindas aeromoças ou quando frequentava cabarés de luxo com colegas de bordo, que os aeronautas também frequentavam. Entre um trago e outro acabou caindo em tristeza, sem acreditar estar vivendo naquelas condições. Já podre de bêbado novamente, fechou a porta da lixeira e foi tirar mais uma soneca para ver se passava a amargura que sentia no peito, mesmo porque não tinha nada a fazer naquela manhã cinzenta de segunda-feira.
Durante o pesado sono, teve pesadelos de que diversas víboras entravam pelas frestas da porta da lixeira, vindo vagarosamente em direção a seu corpo. Acabou gritando e acordando, livrando-se da terrível trama que se armava contra ele dentro do pesadelo. Levantou e, com medo de ficar dentro da lixeira, decidiu dar uma volta, mesmo com a fina chuva que caía nos arredores do cemitério. Saiu para vagar pela cidade ainda zonzo e, num dos semáforos pelos quais passou, acabou sendo atropelado por um fusca 74 de um agricultor.
O motorista parou o carro uns vinte metros à frente e voltou andando para ver o estrago que havia feito no pobre homem sem noção. Chegando bem próximo, o caipira falou bem alto:
-- Tá tudo bem aí, meu véio?
Hildebrando olhou para o condutor, pronto a soltar um monte de impropérios, mas acabou desistindo ao perceber que o motorista era um pobre caipira que aparentava ser uma pessoa de bem. Então devolver ao caipira:
-- Ô véio, chama aí uma ambulância.
E assim foi feito, chamaram o socorro e o atropelado foi conduzido até o hospital. Após os procedimentos, Hildebrando foi encaminhado para o quarto número 104. O médico, após suturar os cortes do paciente, pediu aos enfermeiros que aplicassem glicose e soro e o deixassem em observação por, no mínimo, dois dias. Hildebrando passou a noite bem, reagiu bem à medicação e claro, estava contente por estar poder descansar em uma cama limpa e cheirosinha, com travesseiro e tudo o mais que uma pessoa de bem tem direito.
Foi acordado pelas enfermeiras logo cedo, com um simpático “Olá”. As enfermeiras comunicaram que as roupas de cama precisavam ser trocadas e perguntaram se ele gostaria de um banho. Como também fazia algum tempo que ele não se lavava, aceitou imediatamente a proposta e, auxiliado pelas enfermeiras, acabou tomando banho no pequeno box. Seu companheiro de quarto estava de alta e lhe ofereceu desodorante e um livro e, como iria ficar sozinho no leito, um livro seria benvindo.  O título na capa era algo como De Mendigo a Milionário, porém é difícil confirmar, já faz muitos anos.
Pois bem, após o café o paciente começou a ler o livro. Enquanto ainda lia, foi comunicado de que a psicóloga o visitaria, a fim de pegar alguns dados. Como não tinha família ou moradia fixa, ele acabou relaxando e voltando à leitura. Exatamente as 09h30min, a psicóloga entrou em seu quarto e ele tão concentrado no livro nem a percebeu. Foi quando ouviu uma voz feminina, ao longe dizendo “moço, moço”. Ele tirou os olhos das páginas e viu a sua frente uma mulher alta, linda e com voz meiga e suava, lhe desejando um cordial “bom dia”.
Ao ser questionado pela psicóloga sobre onde morava..."




Este é um fragmento do livro Diário de bordo da Kombi, que será lançado em breve.

terça-feira, 20 de março de 2012

Folhetim 1 - O Mendigo e a Psicóloga

"Hildebrando era um rapaz tranquilo, estava com trinta e dois anos e dizia ter muita “lenha pra queimar” ainda. Mas do jeito que andava levando a vida a tal lenha não iria durar muito. Ele ingeria muita cachaça e acabou se tornando um alcoólatra, mesmo negando a dependência como na maioria dos casos. Era mineiro de Guaxupé, mas vivia numa cidade do interior de São Paulo. Havia sido mecânico de duas extintas companhias aéreas, a Varig e a Vasp.Viajara pelo mundo inteiro consertando motores como o Boeing 737, Bufallo, Air-Bus, Bombardier.
Era um “crânio” no que fazia, porém acabou ficando desempregado e, além das dificuldades que passava começou a beber demais e se encontrava em forte vulnerabilidade social. Fora despejado da casa onde morava e o pouco que ainda possuía estava penhorado num boteco ao lado da delegacia de polícia. Seus poucos amigos ainda o chamavam de Meca, pelo bom mecânico que foi, e provava mostrando suas carteiras profissionais devidamente assinadas, e os passaportes carimbados mostrando suas passagens por vários países.
Acordou pela manhã e, ainda entorpecido pelo álcool da noite anterior, demorou um pouco para recobrar os sentidos. Foi examinando as paredes tentando lembrar-se onde havia dormido, reconhecendo o interior da lixeira próximo ao cemitério israelita da cidade. Meio trêmulo abriu a porta da lixeira e, antes de enxergar o tempo lá fora, aproveitou-se da claridade que incidia e enxergou uma garrafa de plástico de aguardente, daquelas bem xexelentas de R$1,99.
Olhou o tempo lá fora e viu que o mar não estava pra peixe, então resolveu tomar seu primeiro gole do dia. Olhando para o céu entre as nuvens escuras, avistou uma baita asa de prata, era assim que se referia às grandes aeronaves..."


Este é um fragmento do livro Diário de bordo da Kombi, que será lançado em breve.

sábado, 17 de março de 2012

4ª Ação Literária supera expectativas



A Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social efetuou nesta quinta-feira a entrega de quatro mil livros a 12 comunidades terapêuticas, através da 4ª Ação Literária. O evento aconteceu no estacionamento da secretaria, numa iniciativa do departamento de Resgate Social com parceria da Academia de Letras de Balneário Camboriú.
O vice-prefeito Claudio Fernando Dalvesco esteve presente representando o prefeito Edson Renato Dias, Piriquito. Lembrou do quanto a prefeitura se preocupa, além de obras, com o lado humano da população, demonstrando plena consciência sobre a influência que projetos como esse tem positivamente na vida das famílias.
O secretário Luiz Maraschin, também presente, comentou sobre o quanto um gesto simples como esse faz a diferença na vida das pessoas. Disse continuar com o objetivo de abastecer pequenas bibliotecas em centros de recuperação de dependentes químicos, e despertar o interesse pela leitura.
Receberam as doações entidades como a ONG Araucária, Associação de Deus Min. Atalaia, NAHAC, Certa, Viver Livre, Filhos de Israel, Lírios do Vale, Centro Educacional Nova Esperança, Redenção, Lar Betesda, entre outros.

quinta-feira, 15 de março de 2012

4ª Ação Literária acontece hoje na Secretaria de Inclusão Social em Balneário Camboriú


Hoje, a partir das 16h, a sede da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social será o ponto de encontro da 4ª Ação Literária. Serão entregues 4 mil livros a 12 comunidades terapêuticas, numa parceria entre o Resgate Social e a Academia de Letras de Balneário Camboriú.Durante a Ação, os imortais da academia farão a entrega dos materiais arrecadados para representantes das comunidades que serão beneficiadas.
Paulo Roberto de Souza, diretor do Resgate Social de Balneário Camboriú nota o crescimento da campanha ano após ano. Diz ter começado a campanha com a distribuição de 1.200 livros, tendo conseguido triplicar este número. Claro, o objetivo sempre é incentivar o interesse pela leitura, e também mantém a ocupação nos centros de recuperação. Lembrando que o evento acontecerá na Secretaria de D. e Inclusão Social de Balneário Camboriú, localizada na rua 2.000, entre a Avenida Marginal e a Quarta Avenida.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Conselho Municipal Antidrogas elege nova diretoria


Conselho municipal antidrogas elege nova diretoria
O COMAD elegeu, na última semana, a nova diretoria do Conselho Municipal Antidrogas de Balneário Camboriú. A reunião que nomeou os novos representantes do município para os próximos dois anos foi realizada na sede da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, convocada pelo presidente Sérgio Valdir Souza.
Paulo Roberto de Souza, eleito por unanimidade englobou como presidente o grupo formado por Eloiza Weydmann do Npucleo Assistencial Humberto Campos, e Paula Pelizario Leão, do Centro de Referência Especializado de Assistência Social.
A próxima reunião, marcada para o dia 20, decidirá o segundo secretário, já tendo como sugestão os conselheiros Deby Dengo, Jorge Carlos Schosser e Mary Ellen Barichello. Paulo, como presidente, esboçou sua animação com a nova diretoria do conselho, pretendendo colocar muitos projetos em prática, sendo um deles a Campanha de Prevenção às Drogas nas Escolas.

quinta-feira, 8 de março de 2012

O filme - Primeira parte do roteiro cinematográfico definida


Na última sexta-feira, 2 de março, foi feita mais uma reunião em Balneário Camboriú, para definir os últimos detalhes da primeira parte do roteiro cinematográfico, adaptação do livro “De Mendigo a Milionário” para o cinema.
A Roteirista chilena Milka Plaza e o ator e diretor do “Curtas Catarinenses” Julião Goulart, que estiveram presentes na reunião, definiriam os primeiros passos do filme, em meio a observações de Paulo Roberto de Souza, do cineasta e produtor da Trotamundos Films, Santiago Ramos, e do convidado especial Luiz Maraschin, ex-diretor de Migração do município de Balneário Camboriú e atual secretário de Desenvolvimento e Inclusão Social.
Paulo Roberto conta sobre a importância da presença do secretário e amigo Luiz Maraschin, já que o secretário conhece em detalhes todo o trabalho desenvolvido pelo departamento de Resgate Social na época em que Paulo morou nas ruas de Balneário Camboriú.
A produção cinematográfica, baseada no livro “De Mendigo a Milionário”, contará nas telas a incrível história de um homem vindo de uma abastada família de produtores de café do norte do Paraná, consumido pela dependência do álcool. O filme mostrará em detalhes, a vida e período de superação de um homem na luta contra o álcool. O filme pretende emocionar o público e conscientizá-los para o problema do consumo desenfreado do álcool.
Paulo Roberto, autor do livro que será adaptado para roteiro tem como desejo contribuir, através da exibição de sua história nos cinemas, para que as pessoas conheçam a luta contra o alcoolismo, mal que ceifa milhões de vidas todos os dias no mundo.

segunda-feira, 5 de março de 2012

Resgate Social – Relatório temporada 2011/2012


O Resgate Social de Balneário Camboriú, vinculado a Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, concluiu nesta última semana o relatório das atividades realizadas na temporada de verão 2011/2012. Os dados datam de 19 de dezembro de 2011 a 22 de fevereiro de 2012, quando finda o período de carnaval.
Conforme dados do mesmo período do ano passado, é possível notar uma queda de 10% no número de pessoas atendidas. Porém houve um aumento no número de pessoas encaminhadas para a Casa de Passagem do Migrante, bem como aos centros de recuperação de Drogas-Adictos. Também foram bastante solicitadas, durante esta temporada, passagens rodoviárias.
Paulo Roberto de Souza, diretor do departamento, ressalta que as passagens rodoviárias são fornecidas apenas às pessoas em situação de rua. É feita uma triagem para que o auxílio seja fornecido apenas a pessoas que realmente necessitem, não tendo recebido em outras temporadas.
Abaixo, segue a tabela de dados, fornecida pelo Departamento de Inclusão Social, da Prefeitura de Balneário Camboriú:



quinta-feira, 1 de março de 2012

Resgate Social recebe doações de roupas infantis


O departamento de Resgate Social da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social recebeu no último fim de semana aproximadamente 1.200 peças de roupas infantis para crianças de zero a seis anos, doadas pelo empresário João Pedro Mafra da Farmácia Vid Farma, da cidade de Gaspar. 

As doações são provenientes do trabalho social realizado anualmente pelo farmacêutico, que preferencialmente encaminha as doações ao Resgate Social de Balneário Camboriú, por acreditar no trabalho da equipe da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social. A parceria entre o Resgate Social e a Farmácia Vid Farma acontece desde 2009, sendo responsável por diversos encaminhamentos às entidades beneficentes do município, bem como nas campanhas desenvolvidas pela secretaria. 

Paulo Roberto de Souza, diretor do departamento de Resgate Social, ressalta ser muito importante o trabalho feito através de parcerias, pois amplia o número de entidades beneficiadas. “Agora, o nosso trabalho será de escolher cuidadosamente as entidades que serão beneficiadas com essas doações, principalmente por se tratar de roupas infantis”, concluiu Paulo Roberto.