quinta-feira, 24 de novembro de 2011

O Resgate Social - Como funciona desde 2009


O departamento de Migração de Balneário Camboriú funciona sob nova direção desde 2009, agora sob o nome de Resgate Social. O serviço de abordagem tornou mais humanizado e focado no apoio a alcoólatras, dependentes químicos e pessoas com distúrbios mentais. 
Junto com a inovação na forma de abordagem, o departamento também criou vários projetos como a campanha de doações, a ação literária que tem como intuito fazer doação de livros para comunidades terapêuticas e outras ações com auxílio das policias militar e civil.
O programa do Resgate Social ligado à Migração atende diariamente pessoas em vulnerabilidade social, tanto no município quanto em outras cidades.  Oferece auxílio desde o encaminhamento dos casos, até a reinserção no núcleo familiar, bem como introdução no mercado de trabalho.
O projeto tem obtido tanto êxito que o Resgate Social foi requisitado por municípios vizinhos como Itapema, Navegantes e Florianópolis. O modelo também foi espelho para a cidade paulista de São José.
Além do conhecimento por parte das cidades vizinhas, o projeto de apoio a moradores de rua em situação de instabilidade social também foi premiado em terceiro lugar em concurso realizado pela empresa de comunicação alemã Deutsche Welle, em parceria com a Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU). A reportagem, desenvolvida pela acadêmica de Jornalismo da Univali (Itajaí) Michela Zamin abordou o tema “Direitos Humanos no Brasil”. Michela teve como foco em sua reportagem mostrar o trabalho de abordagem e orientação feitas pelos fiscais da migração a moradores de rua. Também mostrou o encaminhamento que o Resgate Social faz à Casa de Passagem do município.
É prova de que a mudança e novas adaptações no projeto de Resgate Social/ Migração tem tido retorno positivo, de que o trabalho tem sido cuidado e feito com carinho. O De Mendigo a Milionário tem o prazer em divulgar um trabalho tão bem feito e por pessoas de bem, que visam unicamente ajudar o próximo, reinseri-lo no seu meio social, e trata-lo como cidadão de bem, que merece respeito.


Michely Looz
michelylooz@ovi.com
Assessoria em comunicação para mídias


Release baseado em matéria da Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Resgate Social recebe visita de representante do Ministério de Desenvolvimento Social


O Departamento de Resgate Social de Balneário Camboriú recebeu nesta última quarta-feira, a visita de Aparecida Rofrigues dos Santos, coordenadorageral de Acolhimento do Departamento de Proteção Social Especial do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome – DPSE/MDS Brasília (DF). Aparecida veio a fim de conhecer a fundo o trabalho desenvolvido dentro do município e de assistência do projeto a municípios vizinhos.
A coordernadora conheceu as dependências da Casa de Passagem do Migrante, onde são oferecidos os serviços de acolhimento a moradores de rua. A Casa de Passagem do Migrante funciona 24h e fornece os serviços de banho, refeição, roupas e repouso. Durante visita, Aparecida prometeu enviar ao município um consultor de projetos, a fim de que seja dado apoio ao serviço já realizado em Balneário Camboriú. A ideia é investir no repasse de verbas para que se façam melhorias na estrutura técnica do projeto de resgate a moradores de rua.
Paulo Roberto de Souza, diretor do Resgate Social, revela com satisfação que o projeto se tornou referência na região e vem se tornando conhecido também fora do estado. Acredita que a prefeitura tem cumprido muito bem o papel de prestar atendimento a parcela da população que quase não possui assistência.
Paulo acompanhou a visita junto as assistentes sociais Natalli Pazini, da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social de Balneário Camboriú e Neuza Bottega, da Associação dos Municípios da Região de Foz do Rio Itajaí (AMFRI).

Michely Looz
E-mail: michelylooz@ovi.com

Release baseado em matéria oficial da Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú

domingo, 13 de novembro de 2011

3ª Campanha Ação Literária foi um sucesso


A 3ª Campanha Ação Literária concretizou seu sucesso nesta ultima quinta-feira, com a entrega de livros feita pela Prefeitura de Balneário Camboriú, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Inclusão Social.  A campanha, já em sua terceira edição, busca oferecer aprendizagem e entretenimento aos dependentes químicos.
A Ação beneficiou este ano, com aproximadamente 1.600 livros, as comunidades Viver Livre (BC) e Casa de Apoio Viver um Paz (Penha). A campanha teve seu inicio em 28 de setembro, terminando só no fim do mês seguinte. Dentre vários colaboradores, podemos ver forte engajamento por parte de Luiz Maraschin, Secretário de Desenvolvimento e Inclusão Social, que acredita na leitura como parte do processo de recuperação de dependentes químicos e presidiários.
Já o vice-prefeito Cláudio Dalvesco, que na estava no momento da entrega dos livros arrecadados, parabenizou a equipe do Resgate Social pela parceria com as entidades terapêuticas, na luta contra o descaso social. A Prefeitura ainda colaborou com as entidades, doando material que será de utilização dos dependentes químicos durante sua recuperação. Foram doados sapatos, luvas, capacetes e capas de chuva.
Paulo Roberto de Souza, diretor do Departamento de Resgate Social acredita ser necessária uma estrutura digna que auxilie na recuperação de cidadãos que precisam da atenção da sociedade. Paulo ainda explica que o setor de Resgate Social se preocupa e tem por principal meta prover estes locais com alimentos, roupas, equipamentos de segurança individual, documentos e livros, bem como varias outras necessidades básicas de sobrevivência.

Michely Looz
E-mail: michelylooz@ovi.com

Release baseado em matéria da Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Resgate Social recebe novos equipamentos


O Departamento de Resgate Social recebeu, esta semana, equipamentos novos para melhorar o atendimento a moradores de rua, bem como pessoas em situação de vulnerabilidade social. Paulo Roberto de Souza, diretor do Resgate Social acredita que este novo suporte dado à Secretaria será de grande valor na busca de um tratamento mais eficaz e humanizado.
Foram entregues para a Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social equipamentos de uso individual - coletes e jaquetas -, novos computadores, caixas térmicas para acondicionamento de água mineral e uma câmera fotográfica.  A intenção é investir no projeto que tem dado retorno positivo a cidade, tornando-a conhecida pelo sucesso e bom tratamento do morador de rua. 


Michely Looz
E-mail: michelylooz@ovi.com

Release baseado em matéria da Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú