A reportagem intitulada “Resgate de Vida”, que aborda o trabalho realizado pelo Departamento de Resgate Social de Balneário Camboriu conquistou o terceiro lugar no Concurso realizado pela empresa de comunicação alemã Deutsche Welle em parceria com a Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU). A reportagem foi desenvolvida pela acadêmica de Jornalismo da Universidade do Vale do Itajaí- Univali, Michela Zamin, orientada pela professora Valquíria Michela John.
O tema do Concurso foi sobre Direitos Humanos no Brasil e recebeu trabalhos de estudantes universitários de todo o pais. A reportagem retratou o trabalho realizado pelo Resgate Social, sob a direção de Paulo Roberto Pedreira de Souza, com moradores de rua, trabalho este que vem sendo desenvolvido desde 1998, na época chamado de “Migração”. O serviço realiza abordagem, orientação e encaminhamento destas pessoas à Casa de Passagem, fundada em 2008 pela Prefeitura do Município. Neste local, o abordado recebe higiene, alimentação adequada e repouso. Após seu restabelecimento, este é encaminhado à cidade de origem, casas de reabilitação ou empresas parceiras que ofertam emprego.
A ronda é realizada todos os dias nas ruas do município, e conta com equipes de motorista e dois fiscais, dividida em turnos. A reportagem procurou mostrar que é possível realizar um trabalho humanizado e que visa a ressocialização de pessoas que, muitas vezes entregues ao álcool, drogas e falta de direcionamento na vida acabam por parar nas ruas.
O resultado do concurso pode ser conferido no site da Deutsche Welle em: http://www.dw-world.de/dw/0,,100010,00.html
Mais informações: Paulo Roberto de Souza (diretor do Resgate Social/Migração), pelo telefone (47) 3363- 2745, plantão Migração (47) 8839-7075.
Release de Michela Zamin, acadêmica do curso de Jornalismo, da Universidade do Vale do Itajaí - Univali.
Nenhum comentário:
Postar um comentário